O Grupo Bel (Belfix Ferramentas, Bel Lazer, Bel Sports e Bel Brink) contava com um cenário de virtualização legado, ambiente que além de ter baixa performance, não trazia segurança para o time de TI interno.
Foi decidido então implementar um projeto utilizando uma nova tecnologia do mercado: hiperconvergência. O Grupo Bel solicitou apoio neste projeto para a Task TI.
Neste projeto foi utilizado know how da Task com as melhores práticas e configurações da rede Cisco e na implantação das tecnologias Microsoft: Storage Spaces Direct, Hyper-V e Failover Cluster.
Indicamos os componentes necessários para implantação conforme determinação e documentações da Microsoft. Após a compra foi iniciada a implantação do projeto. A Task configurou toda a rede, que seria utilizada pelos nós do Cluster, e atuou na instalação e configuração dos servidores Microsoft.
O cliente optou por um ambiente com dois nós, ambos executando cargas de computação e armazenamento. Trazendo ao ambiente mais segurança e performance. Ambos servidores possuem placas de rede Mellanox para comunicação do Cluster, além de discos SSD Enterprise. Todos os componentes certificados para um ambiente WSSD.
Ao final do projeto, o Grupo Bel obteve um novo ambiente de virtualização e armazenamento, sem uma storage dedicada, contando com alta disponibilidade em todos os componentes do Cluster, aumentando a performance e segurança do ambiente.
“Escolhemos a hiperconvergência da Microsoft pelo fato de poder eliminar a storage externa e toda a rede SAN, e com isso eliminar vários pontos suscetíveis a falhas, além de melhorar a performance. Obtive a melhor experiência possível com a Task durante a implantação deste projeto. Estou bastante satisfeito com o resultado.”
Francisco Vilaça – Gerente de TI Grupo Bel